As unhas são um derivado ectodérmico composto por queratina dura (um tipo de queratina que é encontrada nas camadas mais externas dos cabelos e da pele), cuja principal função (ou seja, servem para) é proteger as extremidades dos dedos das mãos e dos pés (em termos mais técnicos, as unhas estão colocadas no dorso das falanges distais), que ficam lindas quando bem cuidadas e esmaltadas, todos hão de concordar.
Claro que esta é uma forma resumida de colocar a composição e a importância das suas unhas, mas acredite, esta definição objetiva vai além do que a maioria das pessoas pensa sobre a funcionalidade apenas estética das unhas.
Por exemplo, a proteção proporcionada pelas unhas permite que sensibilidade da ponta dos dedos seja a adequada, pois sem elas a capacidade de percepção tátil desta local do corpo humano seria reduzida. Além disso, elas servem como placas protetoras que ajudam a evitar que os dedos das mãos e dos pés sejam cortados ou raspados durante as atividades diárias.
Sua composição rígida auxilia em alguns movimentos e no trabalho com objetos finos, pequenos e delicados, sendo que na gênese do ser humano pode ter sido usado como o equivalente às garras dos animais no momentos de defesa. Isso porque as unhas são basicamente versões planas de garras que ajudam os humanos a cavar, escalar, arranhar, agarrar e muito mais.
De acordo com um professor de antropologia da Universidade de Wisconsin-Madison , as unhas estão presentes em todos os primatas, incluindo humanos, macacos e símios, para apoiar as pontas dos dedos. Ao levar em consideração as proporções, nossas pontas dos dedos são, em média, mais largas do que as da maioria dos outros primatas.
Ainda podemos creditar como função das unhas dar sinais sobre a saúde do nosso corpo, pois ao analisa-las um profissional devidamente preparado pode perceber a possibilidade de doenças como diabetes e disfunções da tireoide (como neste caso, em que foi detectado um câncer após aparecer uma mancha em uma das unhas). Nunca é demais lembrar que são, muitas vezes, pelas unhas que vírus, bactérias e fungos entram no nosso corpo.
Como as Unhas se Formam?
As unhas iniciam sua formação ainda antes do nascimento, aproximadamente na nona semana de gravidez e, a partir desse momento, não irão mais parar de crescer. A produção de cada unha é feita através do depósito de queratina nas células que se proliferam no leito da unha e nas matrizes germinal e estéril.
Segundo a doutora Danielle Rocha, “A matriz germinal, que se localiza proximal à borda distal da lúnula, é responsável por cerca de 90% da produção e a lesão dessa região do leito ungueal leva à ausência da unha. A matriz estéril se encontra distal à lúnula no leito ungueal e é responsável pela aderência da unha em seu leito e pela sua produção secundária. A lesão dessa região causa deformidades.”
Estas partes podem ser vistas na ilustração abaixo:
A lúnula tem o aspecto esbranquiçado e leitoso pois é onde está o núcleo das células da matriz germinal e como à medida que as unhas crescem elas vão perdendo seus núcleos, acabem ganhando o aspecto translucido que vemos até a parte livre da unha.
Abaixo temos uma ilustração mostrando as partes importantes da unha que estão expostas e merecem atenção e cuidado, muito além da preocupação estética. A doutora Danielle Rocha reforça a importância destes cuidados: “A borda livre da unha (região distal) precisa ser mantida bem aparada e limpa, pois é a principal região de acúmulo de resíduos. Devemos, ainda, estar atentos à remoção exagerada do eponíquio ou mesmo sua manipulação (ao levar os dedos à boca), pois com frequência lesões nessas estruturas causam infecções e abscessos ungueais podendo resultar em danos permanentes.”
Quanto Tempo a Unha Demora Para Crescer?
Como dito anteriormente, a unha é feita através do depósito de queratina nas células que se proliferam perto da cutícula, em uma dobra de pele, onde algumas células especializadas no processo se reproduzem incessantemente para secretar e acumular queratina.
Neste trabalho contínuo as novas células expulsam as velhas da matriz que morrem e formam um conjunto compacto de restos de célula e queratina que formam a sua unha após sair da raiz e crescer até a ponta do dedo.
Neste processo, as unhas das mãos crescem a uma taxa média de três a quatro milímetros por mês, com isso demorando cerca de 100 dias para crescer completamente e ser totalmente renovada. Ou seja, leva entre cinco e seis meses para que uma unha cresça da raiz até a borda livre. Já as unhas dos pés crescem muito mais lentamente, com apenas um milímetro por mês, gastando de um ano a um ano e meio para crescer da raiz às pontas.
Mas estes fatores de crescimentos que variam de acordo com certas condições, como alimentação, idade, tamanho do dedo e até mesmo estações do ano. As unhas estão em constante crescimento, mas sua taxa de crescimento diminui devido à má circulação e ao envelhecimento.
O site da PEBMED afirma que as unhas “crescem mais rápido nas mãos, em dedos longos, durante o verão e em pessoas jovens. Duas vezes mais rápido em pessoas com menos de 30 anos quando comparado aos maiores de 80. E naqueles que costumam roer as unhas.”