Quebre o mau hábito de roer as unhas com este guia de cinco passos! Aprenda a controlar o estresse e ficar mais forte com recursos projetados para ajudá-lo a ter sucesso.
Roer as unhas é um hábito comum, mas pode trazer sérias consequências para sua saúde física e bem-estar emocional. Com as estratégias e recursos certos, você pode quebrar esse hábito e desenvolver habilidades de enfrentamento mais saudáveis para controlar o estresse. Este guia de cinco etapas orienta você no processo de parar de roer unhas.
1 – Reconheça o gatilho mental que te leva a roer suas unhas.
Roer unhas costuma ser uma forma de lidar com o estresse, o tédio ou as emoções negativas. Identificar os gatilhos que fazem você roer as unhas o ajudará a entender por que o hábito persiste e o que você pode fazer para encontrar maneiras mais saudáveis de lidar com esses gatilhos.
Manter um registro de quando e por que você roe as unhas pode ajudar a revelar padrões ou tensões comuns que levam a esse comportamento. Depois de identificar os gatilhos, você pode substituir o hábito de roer as unhas por estratégias de enfrentamento mais saudáveis, como respirar fundo, conversar com um amigo ou membro da família, escrever em um diário ou praticar atividades físicas.
2 – Torne-se Consciente dos Hábitos Inconscientes.
Para realmente ter sucesso no objetivo de parar de de roer as unhas, você precisa conscientizar-se de seus gatilhos de estresse ou tédio. Preste atenção quando suas mãos vão até a boca e como isso faz você se sentir. Se roer unhas vai se tornar coisa do passado, você precisará identificar os sentimentos que fazem você deixar as mãos perto da boca em primeiro lugar.
Não desanime se você escorregar em algum momento e roer as unhas, afinal este é um hábito incrivelmente comum com muitas causas diferentes. Tornar-se consciente de hábitos inconscientes, como roer as unhas, nos permite obter mais controle sobre nossas ações e nossas emoções. Pode ser frustrante, por isso é importante manter-se positivo e ter paciência enquanto aprende novas formas de lidar com a situação. Eventualmente, focar na prevenção de impulsos subconscientes se tornará uma segunda natureza e seu corpo não sentirá mais a necessidade de roer as unhas.
Um bom livro sobre como se tornar consciente de hábitos inconscientes é “Desconstruindo a Ansiedade”, de Judson Brewer.
Este livro é um guia prático, um passo a passo aprovado na prática clínica para aliviar a mente da ansiedade, do pensamento obsessivo, dos vícios e de muito mais. Abaixo te oferecemos um link para esta livro com um desconto de 40%. |
3 – Encontre soluções alternativas para roer as unhas.
Para parar de roer as unhas com sucesso, é importante encontrar soluções que você possa usar quando sentir vontade de roer as unhas. Mantenha uma bola anti-estresse, um brinquedo de inquietação ou um elástico à mão que você possa usar em vez de morder – isso ajudará suas mãos a se manterem ocupadas e longe da boca. Como alternativa, beber água ou chá pode ser calmante para algumas pessoas, além de encontrar algo criativo ou ativo para fazer que elimine o tédio.
Além disso, pode ser útil informar as pessoas ao seu redor que você está tentando quebrar o hábito de roer as unhas, pois responsabilizar-se é importante para qualquer mudança de estilo de vida. Educar-se sobre os hábitos adequados de cuidado com as unhas – como usar um cortador de unhas ou lixar suavemente – também pode ajudar, porque lhe dá outra coisa para fazer quando suas mãos vagam em direção à boca.
4 – Envolva-se em exercícios de relaxamento e distrações.
Exercícios de relaxamento como ioga, meditação e respiração profunda podem ajudá-lo a se tornar consciente de seus pensamentos e mais atento a seus hábitos, sendo ótimas maneiras de atingir o objetivo de parar de roer as unhas.
Quebrar o hábito de roer unhas pode ser difícil, mas existem várias técnicas que você pode usar para se tornar consciente e mais atento. Encontre uma atividade física ou hobby que você goste e pratique todos os dias.
Distrações como música e pausas no trabalho ao longo do dia também podem ajudar a desviar sua mente de roer as unhas. Além disso, pratique afirmações positivas como “Não vou roer minhas unhas” toda vez que sentir vontade de ceder ao desejo. Pode levar algum tempo, mas com empenho você conseguirá se livrar desse mau hábito de vez.
Um bom livro sobre como criar bons hábitos que o ajudarão a diminuir o estresse e ansiedade, logo o ímpeto por roer unhas, é “Hábitos Atômicos”, de James Clear.
Não importa quais sejam seus objetivos, este livro oferece um método eficaz para você se aprimorar todos os dias. Abaixo te oferecemos um link para esta livro com um desconto de 28%. |
5 – Procure ajuda profissional.
Se você está tendo dificuldade em quebrar o hábito de roer suas unhas, não hesite em procurar ajuda profissional. Um psicólogo pode fornecer informações e terapias valiosas que o ajudarão a entender de onde vem seu hábito e aprender como controlá-lo. Além disso, eles podem fornecer ferramentas, recursos e suporte adicional, se necessário, em sua jornada para finalmente parar de roer as unhas.